24°
Máx
17°
Min

Banco demite funcionário em Londrina em meio à greve

(foto: Vida Bancária/Divulgação) - Banco demite funcionário em Londrina em meio à greve
(foto: Vida Bancária/Divulgação)

O Itaú demitiu, na última sexta-feira (9), um funcionário da agência Personnalité da avenida Higienópolis, em Londrina. O corte ocorre em meio  uma greve da categoria, em negociação com a Fenaban por reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

Para a presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina e região, Regiane Portieri, essa postura do banco só reforça a necessidade do movimento sindical priorizar o debate sobre o emprego na categoria, seja nos bancos públicos quanto nos bancos privados.

“É um desrespeito o Itaú demitir um funcionário durante a greve da categoria, na qual estamos discutindo não somente a remuneração, mas também questões ligadas ao emprego e melhores condições de trabalho”, critica.

Mobilização

Subiu para 1.986 o número de bancários com braços cruzados nas agências da base do Sindicato de Londrina nesta segunda-feira (12). A greve fechou 93 agências e três PABs (Postos de Atendimento Bancário) no sétimo dia do movimento. A adesão chega a 81,5% da categoria.

 “A insatisfação com a tentativa dos bancos de impor um reajuste abaixo da inflação acumulada e romper com a sequência de aumentos reais nos salários está servindo de combustível para a categoria, que sabem muito bem o valor do seu trabalho e está em luta para mudar essa postura dos patrões”, ressalta Portieri.