24°
Máx
17°
Min

Bolsas de Nova York fecham em alta, puxadas pela valorização do petróleo

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta quinta-feira, 18, puxadas pela valorização dos preços do petróleo, que entraram em território altista (bull market) hoje. Assim, as ações do setor de energia lideraram ganhos e garantiram que os índices fechassem no campo positivo, numa sessão marcada por volatilidade.

Ao final da tarde em Nova York, Dow Jones encerrou em alta de 0,13%, aos 18.597,70 pontos, S&P 500 avançou 0,22%, aos 2.187,02 pontos, e Nasdaq ganhou 0,22%, aos 5.240,15 pontos.

Os preços do petróleo subiram mais de 20% desde a última cotação mínima, que aconteceu no começo de agosto, e impulsionaram as ações de energia. O valor ainda é menos que a metade do barril de 2014, que chegou a custar mais de US$ 100, mas subiu mais de 80% nos últimos 6 meses.

Apesar da alta das bolsas, alguns analistas ponderam os ganhos. "As pessoas não estão tão otimistas como você pensa", afirmou Seth Masters, diretor de investimento da AllianceBernstein, que chamou a atenção para a deterioração da confiança do investidor. "Nós nos acostumamos com taxas de juros muito baixas. Isso cria vulnerabilidade se alguma coisa mudar", completou.

No entanto, se depender da interpretação do mercado sobre a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), os analistas não têm muito com o que se preocupar. Mais uma vez, a autoridade mostrou um tom "dovish" e, apesar de ter deixado a porta aberta para um movimento ainda neste ano, o mercado tem avaliado que um aumento na reunião de setembro é quase impossível. Fonte: Dow Jones Newswires.