21°
Máx
17°
Min

Bolsas de NY fecham em alta, com rali dos preços de petróleo

As bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em alta nesta quinta-feira, 25, juntamente com os preços de petróleo, em um dia em que as companhias financeiras atingidas na sessão anterior também ganharam.

O índice Dow Jones fechou em alta de 1,29% (212,30 pontos), aos 16.504,38 pontos; o Nasdaq avançou 0,87% (39,60 pontos), para 4.554,73 pontos; e o S&P 500 ganhou 1,13% (21,90 pontos), para 1.931,87 pontos.

O preço do petróleo WTI para abril, negociado na Nymex, subiu 2,86%, para US$ 33,07 por barril, fazendo com que o setor de energia do índice S&P 500 apagasse as perdas anteriores após a afirmação do ministro do petróleo da Venezuela de que autoridades de seu país se reuniriam com Rússia, Arábia Saudita e Catar para discutir esforços para estabilizar os mercados de petróleo.

O marcado já disparou várias vezes após relatos de reuniões desse tipo - na esperança de que elas possam levar a cortes na produção mundial - para depois recuar novamente quando nenhuma mudança substancial acontece.

O mercado acionário tem sido influenciado pela volatilidade do mercado de petróleo, que acaba contagiando os ativos que são considerados arriscados, como ações, dívidas de alto rendimento e preços de metais básicos.

Enquanto o petróleo barato deveria beneficiar muitas economias desenvolvidas, os investidores ainda precisam ver as reservas oriundas da gasolina barata se transformarem em crescimento nos gastos dos consumidores.

Os temores continuaram a se acumular sobre o impacto dos baixos preços do petróleo no setor de energia e nos bancos que emprestaram para essas empresas, bem como fundos da riqueza soberana em economias dependentes da commodity.

As ações de empresas financeiras do S&P 500 subiram 1,4% nesta quinta-feira, mas ficaram entre as companhias com o pior desempenho neste ano, com um declínio de 11%.

A Salesforce.com foi a grande ganhadora no S&P 500 após a companhia oferecer uma perspectiva positiva para o ano que segue e reportar uma receita melhor que o esperado para seu mais recente trimestre. As ações da empresa, que fornece softwares para ajudar comerciantes a rastrear consumidores em busca de promoções, subiram 11%. Fonte: Dow Jones Newswires