21°
Máx
17°
Min

Bolsas de NY fecham sem direção única em dia de cautela e poucos negócios

As bolsas norte-americanas encerraram sem direção única nesta quinta-feira, 24, véspera do feriado. Apesar do grande número de indicadores dos Estados Unidos divulgados hoje, os índices pouco se movimentaram e a sessão foi morna.

Investidores adotaram cautela na saída do feriado. Apesar de as bolsas não funcionarem amanhã, Sexta-Feira Santa, o governo dos EUA divulga a terceira e última estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre.

Além disso, o dólar continuou se fortalecendo na sessão, após o presidente da regional do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de St. Louis, James Bullard, afirmar que novas elevações dos juros "não estão longe".

"Os mercados estão excessivamente comprados já faz algumas semanas, mas isso só veio à tona após alguns comentários favoráveis ao aumento dos juros", disse Peter Boockvar, analista-chefe de mercado da Lindsey Group. Para ele, alta do dólar e o petróleo na casa dos US$ 40 por barril foram os responsáveis pelo fim do rali das ações em Wall Street, que já durava cinco semanas.

Por outro lado, os indicadores desta quinta-feira vieram melhores do que o esperado, limitando as perdas. Os pedidos de auxílio-desemprego subiram 6 mil na semana encerrada em 19 de março, para 265 mil, abaixo da expectativa de 268 mil solicitações. Já as encomendas de bens duráveis cederam 2,8% em fevereiro ante janeiro, resultado melhor do que a queda de 3,0% esperada.

A pressão sobre as ações também cedeu após um relatório da consultoria Baker Hughes mostrar que o número de poços e plataformas em atividade nos Estados Unidos caiu 15, para 372. O dado deu impulso aos papéis do setor de energia e aos contratos futuros commodity que, não obstante, fecharam em leve queda.

No fim do pregão, o índice Dow Jones fechou em alta de 0,08%, aos 17.515,73 pontos. O S&P 500 caiu 0,04%, aos 2.035,94 pontos, e o Nasdaq avançou 0,10%, na máxima, aos 4.773,51 pontos. Na semana, eles acumularam, respectivamente, alta de 0,20% e quedas de 0,23% e 0,03%.