22°
Máx
17°
Min

Bolsas de NY registram quinta sessão seguida de ganhos, sustentadas pelo Fed

As bolsas de Nova York fecharam em alta pela quinta sessão consecutiva nesta sexta-feira, 18, o que levou o índice S&P 500 de volta ao terreno positivo neste ano. O avanço veio desde a quarta-feira, quando o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) manteve a política monetária dos EUA inalterada e sinalizou que as elevações de juros futuras serão mais graduais do que o previsto antes.

O índice Dow Jones fechou em alta de 120,81 pontos (0,69%), aos 17.602,30 pontos, a sexta sessão seguida de desempenho positivo e com +2,26% na semana. O índice havia voltado ao terreno positivo ontem. O S&P 500 ganhou 8,99 pontos (0,44%), para 2.049,58 pontos, e voltou ao terreno positivo, acumulando nesta semana +1,35%. O Nasdaq subiu 20,66 pontos (0,43%), para 4.795,65 pontos, com +0,99% na semana.

Segundo operadores, o avanço veio em meio a baixos volumes de negócios e a movimentos de investidores fechando apostas negativas em ações, o que sugere que o mercado pode voltar a cair em breve.

"Não achamos que os ganhos serão tão fortes daqui pra frente", comentou Steve Weeple, gerente de carteira global da Standard Life Investments. "A reversão depois das quedas do começo do ano foi muito rápida", acrescentou. Muitos analistas afirmam que serão necessários mais indicadores fortes nos EUA, na Europa e na China para que as bolsas subam mais.

O movimento de hoje também foi puxado por empresas dos setores de saúde e financeiro, que subiram muito no ano passado e foram pressionadas no começo deste ano. Os bancos também se recuperaram hoje depois de serem prejudicados pela sinalização do Fed, já que a manutenção de juros baixos significa que eles terão retornos menores em suas operações. Goldman Sachs subiu 3,07% e JPMorgan avançou 2,94%. Fonte: Dow Jones Newswires