27°
Máx
13°
Min

Bolsas têm leve alta em NY, enquanto investidor aguarda Opep e dado de emprego

Os índices acionários norte-americanos fecharam em leve alta nesta quarta-feira, 1, após uma sessão volátil influenciada por dados mistos de atividade nos Estados Unidos e pela divulgação do Livro Bege do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), um documento que traz um panorama da economia americana.

O Dow Jones subiu 2,47 pontos (+0,01%), aos 17.789,67 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 2,33 pontos (+0,11%), aos 2.099,29 pontos. Já o Nasdaq fechou em alta de 4,19 pontos (0,08%), aos 4.952,25 pontos.

O Livro Bege indicou que a maior parte dos EUA registrou apenas desempenho moderado e que os gastos com consumo e o emprego cresceram modestamente. Os índices de atividade industrial divulgados mais cedo mostraram resultados divergentes, com o dado da Markit apontando recuo e o do ISM indicando alta. As vendas de veículos, por sua vez, caíram em maio e derrubaram as ações das montadoras. A GM registrou queda de 3,39%, a Ford caiu 2,82% e a Fiat Chrysler perdeu 1,81%.

De acordo com operadores, o volume de negócios de hoje foi baixo, acompanhando a tendência verificada nos últimos dias. O mercado aguarda o encontro entre os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e a divulgação dos dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos e, por isso, age com cautela.

Na sexta-feira, será divulgado o relatório de emprego dos EUA (payroll) e, caso os dados sejam positivos, os investidores podem interpretá-los como um sinal de que o Fed ficará mais favorável a uma alta de juros no curto prazo.

"O relatório de emprego é crucial", disse Mark Heppenstall, diretor de investimentos na Penn Mutual Asset Management. "O Fed está claramente indicando que um aperto na política monetária vai acontecer nos próximos meses", acrescentou. Fonte: Dow Jones Newswires