27°
Máx
13°
Min

Bovespa abre em queda e amplia perdas após Nova York

Em meio à cautela antes das reuniões de política monetária do Federal Reserve (o banco central norte-americano) e do Banco do Japão (BoJ), ambas na semana que vem, a Bovespa abriu em queda nesta sexta-feira, 16, e ampliou as perdas na sequência, em sintonia com o início dos negócios em Wall Street. A aversão a ativos de risco no mundo é reforçada ainda pela fraqueza do petróleo, com os contratos futuros da commodity negociados em baixa de mais de 2,0% em Londres e em Nova York.

Às 10h37, o Ibovespa recuava 1,05%, aos 57.299,05 pontos, perto das mínimas, pressionado principalmente pelas ações da Petrobras. O pregão local também tem influência técnica do vencimento de opções sobre ações, na próxima segunda-feira.

Em Wall Street, o Dow Jones perdia 0,51%, o S&P 500 cedia 0,28% e o Nasdaq recuava 0,29%.

De olho na reunião do Federal Reserve, os investidores avaliam dados de inflação ao consumidor divulgados mais cedo, que vieram acima do previsto e aumentam as incertezas em Wall Street nesta manhã.

Vale lembrar que esta sexta-feira é dia de Quadruple Witching no mercado norte-americano, um pregão de liquidação de índices de futuros, de índices de opções, de opções sobre ações e de futuros sobre ações.