21°
Máx
17°
Min

Bovespa cai com petróleo e abertura negativa em Nova York

A Bovespa opera em queda desde a abertura nesta quarta-feira, 20, mantendo a tendência negativa após o início dos negócios em Wall Street. Às 10h35, o Ibovespa recuava 0,22%, aos 53.589,96 pontos, pressionado principalmente pelas ações da Petrobras e do setor financeiro.

Os papéis da estatal sofrem influência da fraqueza dos preços do petróleo no mercado internacional, que voltaram a cair após o anúncio do fim da greve dos petroleiros do Kuwait. Logo mais, às 11h30, o mercado espera a divulgação do relatório semanal de estoques do Departamento de Energia (DoE) dos Estados Unidos. Em Nova York, o Dow Jones recuava 0,02%, o S&P 500 perdia 0,07% e o Nasdaq tinha baixa de 0,16%.

Voltando ao Ibovespa, a Vale vê suas ações em alta de 3,18% (ON) e 3,09% (PNA), ajudando a amenizar as perdas do índice à vista. A mineradora é beneficiada pelo avanço de 4,0% do preço do minério de ferro no mercado à vista chinês, para US$ 64,3 a tonelada seca, de acordo com dados do The Steel Index. Esse é o valor mais alto registrado neste ano.

Outras mineradoras globais também sobem forte reagindo à notícia de que a BHP Billiton irá produzir menos minério de ferro que o esperado neste ano fiscal, diante da queda nos embarques registradas no trimestre.