24°
Máx
17°
Min

Bovespa sobe 1% puxada por ações da Vale

Após ceder 0,63% na segunda-feira, 18, a Bovespa inicia a terça-feira, 19, em alta, devolvendo as perdas da véspera. O Ibovespa sobe puxado principalmente pelas ações da Vale. O bom humor no exterior também influencia positivamente o mercado acionário brasileiro.

Às 10h35, o Ibovespa subia 1,12%, aos 53.488,83 pontos. As ações da Vale são o principal destaque positivo do pregão, com alta superior a 3%, puxadas pelo avanço de 3,2% do preço do minério de ferro no mercado à vista chinês.

As ações da Petrobras também sobem, mas em ritmo mais discreto, acompanhando a elevação das cotações do petróleo nos Estados Unidos e na Europa.

No mercado externo, as Bolsas europeias consolidam o movimento de alta. O mesmo já ocorreu na Ásia, com destaque para a elevação de 3,68% na Bolsa de Tóquio. As bolsas também abriram em alta nos Estados Unidos.

Internamente, os investidores seguem no aguardo do que pode vir a ser um eventual governo do vice-presidente Michel Temer. No Plenário do Senado, deve ser lido o pedido de abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O Senado tem até 11 de maio para anunciar a continuidade do impedimento.

Segundo apurou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, a prioridade de Temer é a retomada do crescimento e da estabilidade política, por meio de três eixos principais: economia, infraestrutura e área social.