28°
Máx
17°
Min

Bovespa sobe de olho em pesquisas que indicam permanência do Reino Unido na UE

A expectativa de permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) traz otimismo aos mercados acionários, que sobem de maneira consistente nesta quinta-feira, dia do esperado plebiscito britânico. Por aqui, a Bovespa sobe desde a abertura nesta quinta-feira, 23, em sintonia com o início dos negócios em Wall Street.

Por lá, o Dow Jones avança 0,78%, o S&P 500 tem valorização de 0,77% e o Nasdaq, ganho de 0,81%. O apetite dos investidores por ativos de risco é alimentado por pelo menos quatro pesquisas de intenção de voto favoráveis ao grupo pró-Europa.

Nas casas de apostas, a chance de vitória da corrente apelidada de "Bremain" já chega a 84%, cenário que garante a manutenção das principais condições da economia do Reino Unido e evita os riscos gerados pelo desconhecido processo de saída da UE.

Internamente, o mercado reage bem à Operação Custo Brasil, que prendeu mais cedo integrantes do Partido dos Trabalhadores envolvidos em um esquema de pagamento de propina entre 2010 e 2015.

A Polícia Federal concede entrevista coletiva às 11 horas, para dar mais detalhes sobre a ação, que é um desdobramento da Lava Jato. Entre os detidos estão o ex-ministro do Planejamento e das Comunicações Paulo Bernardo, marido da senadora e ex-ministra-chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PT-PR); e o ex-tesoureiro do partido Paulo Ferreira. O ex-ministro da Previdência Social Carlos Gabas também foi alvo nessa operação.