26°
Máx
19°
Min

Bovespa sobe quase 2% com investidor animado após votação sobre parecer

A vitória oposicionista na votação do parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO), na comissão especial de impeachment, animou os investidores que operam no mercado acionário brasileiro. Sustentada pelas ações de mineradoras e siderúrgicas, com destaque para a Vale, a Bolsa brasileira subia 1,69% às 10h50 desta terça-feira, 12, aos 51.011,01 pontos.

As empresas do setor de mineração e siderurgia aparecem como principal destaque desta manhã. As ações preferenciais da Vale crescem 4,14%, enquanto os papéis ordinários apresentam alta de 5,48%.

A maior alta do Ibovespa, no horário mencionado, era registrada pelas ações da CSN (+6,47%). A valorização é sustentada pela alta de 4,9% no preço do minério de ferro no mercado à vista chinês.

As ações da Petrobras também sobem, acompanhando a trajetória positiva dos preços do petróleo. O preço do Brent tem alta de 1,52%, cotado a US$ 43,48 o barril. O preço do petróleo em Nova York subia 1,14%, em US$ 40,82 o barril.

O otimismo dos investidores tem como pano de fundo a apuração de 38 votos a 27 no parecer do relatório sobre o impeachment de Dilma Rousseff. Após a votação na comissão especial de impeachment, o processo deverá ser analisado agora na Câmara, entre sexta-feira e domingo.

A oposição, que já tem 299 votos a favor do impeachment, segundo o Placar do Impeachment, precisa de 342 votos para dar continuidade ao processo de impedimento da presidente.