28°
Máx
17°
Min

Bovespa supera patamar dos 61 mil pontos com emprego nos EUA e PEC 241

A Bovespa superou o patamar dos 61 mil pontos na manhã desta sexta-feira, 7, no nível mais alto do ano, amparada pelos dados mais fracos do mercado de trabalho norte-americano, conforme mostrou o payroll mais cedo, e pelo otimismo interno com a aprovação da PEC 241, que estabelece um teto para os gastos públicos, na Comissão Especial da Câmara na quinta-feira.

Às 10h40, o Ibovespa subia 0,63%, aos 61.019,49 pontos. Os ganhos são conduzidos principalmente pelas ações de Petrobras, Vale e setor financeiro.

Em Wall Street, o Dow Jones recuava 0,07%, o S&P 500 operava em baixa de 0,04% e o Nasdaq caía 0,06%. Dado mais aguardado da semana, o relatório de emprego dos Estados Unidos mostrou a criação de 156 mil vagas em setembro, o ganho mais modesto desde maio.

O número ficou abaixo da previsão de 170 mil. A taxa de desemprego também registrou leve avanço, para 5,0%, de 4,9% em agosto.

Apesar de terem ficado abaixo da previsão, os dados podem ser considerados suficientes para manter o Federal Reserve em trajetória de elevação de juros. Após a divulgação do indicador, a presidente do escritório regional do Fed de Cleveland, Loretta Mester, defendeu uma alta de juros afirmando que o payroll de setembro foi "sólido".