28°
Máx
17°
Min

Cade aprova aquisição de participações em empresas do Grupo EBX pela Mudabala


O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a aquisição de participações societárias, pela 9 West Finance Sarl, do Grupo Mudabala, no capital social total e votante das empresas OSX Brasil, CCX Carvão da Colômbia, Companhia Industrial de Grandes Hotéis (CIGH), REX Sul e REX IV, todas do Grupo EBX, controlado pelo empresário Eike Batista. A decisão consta de despacho da Superintendência-Geral do órgão publicado no Diário Oficial da União (DOU).

O parecer do Cade sobre a operação não traz os porcentuais societários nem os valores da operação firmada com a empresa do Grupo Mubadala, que pertence ao Governo do Emirado de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. A Mubadala investe em diversos setores estratégicos, incluindo energia, serviços públicos, imobiliário, parcerias público-privadas, indústria aeroespacial, indústria de base e serviços.

Quanto às empresas adquiridas, a OSX está em recuperação judicial e atua no setor de equipamentos e serviços integrados direcionados à indústria naval e offshore. A CCX foi criada em maio de 2012 para desenvolver projeto de mineração de carvão na Colômbia. A CIGH, sem atividade operacional atualmente, atua apenas no mercado de investimentos em propriedades hoteleiras. A Rex Sul Empreendimentos e a REX IV também não são operacionais. A última atua no setor de desenvolvimento imobiliário.