21°
Máx
17°
Min

Cojefi realiza Feirão do Imposto na Ponte da Amizade

Foto: Divulgação - Cojefi realiza Feirão do Imposto na Ponte da Amizade
Foto: Divulgação

O Conselho do Jovem Empreendedor de Foz do Iguaçu (Cojefi), em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf), promove no sábado (21), na aduana brasileira da Ponte Internacional da Amizade (PIA) a 5º edição do Feirão do Imposto, a partir das 9h.

O evento foi criado há 10 anos pelo núcleo de jovens empreendedores da associação comercial de Joinville/ SC, e vai acontecer simultaneamente em mais de 100 cidades brasileiras. A proposta é realizar uma ação para conscientizar a população sobre o direito do cidadão de exigir e fiscalizar o retorno dos tributos, Foz do Iguaçu é a única cidade de fronteira do Brasil que aderiu a campanha em 2016.

Na ocasião os conselheiros do Cojefi distribuirão cadernos de educação fiscal e uma cartilha 'Olho vivo no Dinheiro Público', fornecidos pela Receita Federal do Brasil.

Esse ano, o foco do Feirão do Imposto será o retorno desses tributos para a população. O tema foi escolhido devido a alta carga tributária brasileira e pouca aplicação, devido a corrupção e aplicação inadequada. No ranking das 30 maiores cargas tributárias do mundo, o Brasil é o último colocado em retorno desses recursos em prol da população.

De acordo com o presidente do Cojefi, Thiago Barudi, o objetivo da mobilização é conscientizar a população, “Nossa ideia é mostrar para as pessoas quanto do imposto pago pelos cidadãos volta em benefícios, como saúde e educação, e apresentar formas que o cidadão pode fiscalizar e cobrar esse retorno”.

Nota: A finalidade do Feirão do Imposto é informar, educar e conscientizar a população da quantidade de imposto das mercadorias e serviços, além de acompanhar a destinação dos recursos e cobrar o retorno dos tributos em benefício da sociedade.

Colaboração: Assessoria de imprensa