24°
Máx
17°
Min

Comércio paranaense apresenta leves sinais de recuperação

(Foto: Agência Brasil) - Comércio paranaense apresenta leves sinais de recuperação
(Foto: Agência Brasil)

Uma pesquisa apresentada pela Fecomércio-PR indica que as vendas no comércio do estado têm apresentado sinais de uma leve recuperação nos últimos meses. O setor vem reagindo gradativamente desde abril deste ano, de acordo com a entidade.

Apesar de ainda ter desempenho negativo em relação ao ano passado, o varejo está recuperando as perdas. As vendas apresentavam retração de 16,27% no início do ano na comparação com 2015 e registraram saldo negativo de 5,75% em julho.

Segundo a pesquisa, supermercados e farmácias, que vendem produtos de primeira necessidade, continuam sendo os únicos setores com resultados positivos no acumulado de 2016. Foi identificado desempenho de 4,05% no caso dos supermercados e 1,26% nas farmácias, entre janeiro e julho deste ano, na comparação com 2015. Já as lojas de departamento acumulam a pior queda, com acumulado no ano de -24,14%.

A Fecomércio-PR ainda divulgou que os setores de supermercados, móveis, concessionárias de veículos, farmácias, materiais de construção e vestuário apresentaram alguma reação nas vendas neste ano. O saldo entre julho de 2016 e julho de 2015 foi negativo aos segmentos de combustíveis, lojas de departamento, livrarias, óticas, calçadas e autopeças.

Colaboração Fecomércio