22°
Máx
14°
Min

Comércio registra queda nas vendas do Dia dos Pais

(Foto: Arquivo / EBC) - Comércio registra queda nas vendas do Dia dos Pais
(Foto: Arquivo / EBC)

A Associação Comercial do Paraná (ACP) confirmou que os estabelecimentos comerciais registraram uma queda nominal nas vendas para o Dia dos Pais deste ano. As informações, divulgadas pela entidade nesta segunda-feira (22), indicam uma retração de 1,6%.

A queda real - corrigida pela inflação de 8,73% acumulada nos últimos 12 meses - chegou a 6,7%. Em 2015, a retração nominal nas vendas motivadas pelo Dia dos Pais foi de 9% na comparação ao ano anterior, com queda real de 17%.

De acordo com a pesquisa da ACP, roupas, perfumes e calçados foram os presentes preferidos pelos curitibanos para o Dia dos Pais. As opções de pagamento mais utilizadas foram o parcelamento no cartão de crédito (36%), à vista no cartão (22%), débito no cartão (20%) e 18% com dinheiro. O valor médio gasto pelo consumidor na compra do presente desse ano foi de R$ 116, um pouco maior do que os R$ 109 gastos em 2015.

A ACP ainda identificou que a maioria dos comerciantes entrevistados (58%) constatou leve reaquecimento do mercado. No entanto, o comércio utilizou promoções especiais, descontos para compras à vista e sorteio de brindes para estimular as compras.

Colaboração Associação Comercial do Paraná