27°
Máx
13°
Min

Confiança da indústria sobe 3,9 pontos em junho ante maio, aponta prévia da FGV

(Foto: David Alves/ Palácio Piratini) - Confiança da indústria sobe 3,9 pontos em junho ante maio, aponta prévia da FGV
(Foto: David Alves/ Palácio Piratini)

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) apurado na prévia da sondagem de junho subiu 3,9 pontos na comparação com o resultado final de maio, para 83,1 pontos, informou nesta quarta-feira, 22, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Trata-se do maior nível desde fevereiro de 2015 (84,9 pontos).

"A alta do ICI na prévia de junho foi determinada principalmente pela melhora das expectativas em relação aos meses seguintes", informou a FGV, em nota oficial.

A prévia de junho sinaliza que o Índice da Situação Atual (ISA) subirá 0,8 ponto em junho ante maio, para 81,3 pontos, na quarta alta consecutiva do indicador. Já o Índice de Expectativas (IE) avançará 7 pontos, para 85,2 pontos, conforme a prévia de junho.

Nucci

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria atingiu 73,6% em junho, segundo a prévia da Sondagem da Indústria divulgada pela FGV. O resultado, já livre de influências sazonais, é menor do que o apurado no dado final da sondagem de maio, que foi de 73,8%, e idêntico ao mínimo histórico, registrado em fevereiro de 2016.

A prévia dos resultados da Sondagem da Indústria abrange a consulta a 781 empresas entre os dias 1º e 17 deste mês. O resultado final da pesquisa referente a junho será divulgado no próximo dia 28.