23°
Máx
12°
Min

Confiança de serviços cai 0,7 ponto em fevereiro ante janeiro, diz FGV

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 0,7 ponto na passagem de janeiro para fevereiro, na série com ajuste sazonal, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira, 29. Com o resultado, o ICS saiu de 69,5 pontos para 68,8 pontos no período. Para a instituição, os dados demonstram que a melhora ensaiada no início do ano não se concretizou.

"Os sinais de uma relativa melhora na percepção das empresas registrados no início do ano não se confirmaram em fevereiro. O ambiente econômico permanece marcado por uma demanda em queda, encolhimento do mercado de trabalho e piora nas condições de crédito. Nesse contexto, as avaliações voltam a se deteriorar e o indicador de ímpeto de contratações para os próximos meses prossegue em queda", diz o economista Silvio Sales, consultor da FGV, em nota.

Ao todo, nove das 13 atividades investigadas tiveram queda na confiança na passagem do mês. O resultado geral foi determinado tanto pela percepção sobre o momento corrente quanto pelas expectativas em relação aos meses seguintes.

Em fevereiro, o Índice de Situação Atual (ISA-S) teve queda de 0,6 ponto, para 68,4 pontos, após avançar 2,5 pontos em janeiro. Já o Índice de Expectativas (IE-S) caiu 0,7 ponto, para 69,8 pontos, após aumento de 0,7 ponto na mesma base de comparação.

A coleta de dados para a edição de fevereiro da sondagem foi realizada junto a 1.932 empresas entre os dias 3 e 24 deste mês.