20°
Máx
14°
Min

Confira o que abre e fecha no feriado de quarta em Londrina

(foto: Pixabay) - Confira o que abre e fecha no feriado de quarta em Londrina
(foto: Pixabay)

Quarta-feira (12) é feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Confira como ficam os serviços oferecidos na cidade:

Bancos: fechado

Comércio de rua: funciona das 8h às 21h nesta segunda e terça (11), fecha na quarta (12) e retoma o atendimento até às 18h na quinta (13).

Shoppings: As lojas abrem das 14 às 20h, à exceção do Royal Plaza, das 12h às 18h. Já a praça de alimentação funciona das 11h às 22h, com exceção do Aurora, que abre das 11h às 20h.

Supermercados: Apras ainda não confirmou oficialmente. Tendência é que alguns abram das 8h às 18h.

Prefeitura: Sede administrativa e seus órgãos públicos como a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Companhia de Habitação de Londrina (Cohab) e Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (Procon-LD) não terão expediente na quarta, reabrindo na quinta-feira (13).

Cultura: O Museu de Arte de Londrina (Rua Sergipe, 640) e a Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza (Av. Rio de Janeiro, 413) estarão fechados e retomam o atendimento na quinta-feira (13).

Educação: As Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estarão fechados durante o feriado do dia 12, assim como durante essa semana, visto que a Secretaria Municipal de Educação realiza a semana de recesso escolar entre 10 a 14 de outubro. Já a sede administrativa da Secretaria de Educação não funcionará nos dias 12 e 14 de outubro, dado o adiantamento do feriado do Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro.

Saúde: No feriado, estarão fechadas as Unidades Básicas de Saúde 12 horas, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a Policlínica. As Unidades Básicas de Saúde de 16 horas (Maria Cecília e União da Vitória) funcionarão das 7 às 23 horas.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas (Maria Angélica Castoldo e do Jardim Sabará) abrirão normalmente, assim como o Pronto Atendimento psiquiátrico do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), a Unidade de Pronto Atendimento Infantil (PAI), a Maternidade Municipal Lucilla Balallai, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), e o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate).

CMTU: Durante o feriado desta quarta-feira (12), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) informa que os ônibus do transporte coletivo vão circular com a tabela de horários de domingo. Serão disponibilizados carros extras para a Linha 410 - Vila Nova, para atender aos fiéis que usarão os coletivos para acesso ao Santuário Nossa Senhora Parecida. O reforço vai ocorrer durante todo o dia e os veículos serão liberados pelos fiscais conforme a demanda.

O trânsito no entorno do Santuário estará bloqueado e o acesso será permitido por volta das 12h, para a benção dos carros, tradicional no dia 12/10. Durante o evento, trechos das ruas Grajaú, Purus, Tietê, Mem de Sá, Iguaçu, Guaporé, Taquari e Travessa Iguaçu estarão interditados, contando com a orientação dos agentes municipais para a fluidez no trânsito. Em caso de emergências, a população poderá acionar a Guarda Municipal, pelo telefone 153.

O Terminal Rodoviário de Londrina (TRL) terá o serviço normal das equipes operacionais, com recesso das atividades administrativas. Os agentes de trânsito atuarão em escala de plantão durante o feriado. Segundo a superintendência do TRL, na última sexta-feira (7), o movimento teve um aumento de 10%, aproximadamente. A estimativa é que retorno deva acontecer no próximo domingo e segunda-feira

Já as feiras livres e feiras da lua terão funcionamento normal, com presença facultativa dos feirantes. Os serviços de capina e roçagem terão recesso durante o feriado. Os setores de atendimento ao público da CMTU terão recesso nesta quarta-feira, voltando a atender na quinta, a partir das 8h.

Coleta de lixo: A coleta do lixo comum (rejeito e resíduos orgânicos) não vai ocorrer no feriado. Assim, os bairros que teriam atendimento na quarta-feira deverão colocar o lixo para coleta na sexta-feira (14). No Centro, onde o serviço funciona diariamente, o recolhimento será retomado no dia seguinte (quinta-feira). Para evitar problemas como mau cheiro ou sujeira nas vias públicas, a CMTU orienta a população que os sacos de lixo sejam colocados nas ruas somente nos dias em que os caminhões irão passar.

O recolhimento dos materiais recicláveis será feito de modo diferenciado, de acordo com a cooperativa de catadores responsável por cada área do município. A Cooper Região e a Ecorecin não vão atuar no feriado e já comunicaram os moradores sobre o recesso.

As cooperativas Cooper Mudança, Cooper Refum e Cooperoeste farão a coleta normalmente. Já os bairros atendidos pela Coopernorth e Coocepeve terão o recolhimento dos recicláveis na quinta-feira, dia 13. Os moradores atendidos às quartas-feiras, que porventura não souberem a cooperativa encarregada do seu bairro, podem se informar pelo site da CMTU, no “Mapa da Coleta Seletiva” ou no menu "Diretoria de Operações". Também pelo Serviço de Atendimento à Comunidade (SAC) da Companhia, no telefone 3379-7900, das 8 às 17 horas.

Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) dos bairros Nova Conquista e Vista Bela estarão fechados na quarta-feira. O atendimento será retomado na quinta-feira, das 8 às 17 horas.