22°
Máx
17°
Min

Conselho Monetário Nacional mantém TJLP em 7,5% ao ano

O Conselho Monetário Nacional (CMN) manteve a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) em 7,5% ao ano, porcentual que vigorará pelos próximos três meses. Foi a primeira vez que a taxa não foi elevada desde o fim de 2014.

A taxa leva em conta a meta de inflação e o risco país. "Em função dos indicadores macroeconômicos terem sido praticamente mantidos, decidimos manter a TJLP", disse o secretário de Política Econômica, Manoel Pires.

Pires ressaltou que a taxa é um indicativo de longo prazo, não leva tanto em consideração as tendências de curto prazo e que as expectativas de mercado para o risco estão em queda. Ele afirmou ainda que a Selic está em uma trajetória de estabilidade e que a manutenção da TJLP não gera diferencial de taxa.

Nas últimas cinco reuniões, a maior parte com o então ministro Joaquim Levy à frente da Fazenda, o CMN havia aumentado a TJLP. Depois de dois anos em 5% ao ano, a taxa foi para 5,5% em janeiro do ano passado, passou para 6% em abril, para 6,5% em julho, 7% em outubro e 7,5% em janeiro deste ano.