24°
Máx
17°
Min

Consumo de energia elétrica tem alta de 1,4% em abril

O consumo de energia elétrica no País avançou 1,4% em abril ante igual mês de 2015, informou nesta segunda-feira, 30, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Trata-se do primeiro avanço desde fevereiro de 2015. No total, foram demandados 40,076 mil GWh no mês passado.

O resultado foi puxado, principalmente, pela classe residencial, que consumiu 11,772 mil GWh, 7,5% a mais do que em abril do ano passado. Segundo a EPE, o aumento pode ser atribuído, em grande medida, ao efeito das altas temperaturas.

"Embora as vendas de aparelhos de ar condicionado tenham registrado queda no último ano (-19%), o desconforto causado pelas altas temperaturas no mês levou à intensificação do uso desses equipamentos nos domicílios, a despeito do peso da energia elétrica no orçamento familiar", diz a EPE.

Segundo a empresa, a influência da temperatura foi notada em vários Estados, sobretudo na região Sudeste. No total, o consumo por domicílio cresceu 4,8% em abril ante igual mês de 2015.

Na classe industrial, contudo, a tendência de queda no consumo de energia elétrica persistiu. A demanda somou 13,889 mil GWh, um recuo de 4,8% ante abril de 2015. "Apesar dos indicadores industriais continuarem negativos, a retração de abril não foi tão intensa quanto as registradas nos dois últimos trimestres", ressalvou a EPE.

Na classe comercial, o consumo totalizou 8,058 mil GWh, alta de 1,7% ante abril do ano passado.

Em 12 meses, o total de energia elétrica consumida no País acumula queda de 2,8%, informou a EPE.