20°
Máx
14°
Min

Convergência da inflação para meta não contempla reduções de juros, diz Altamir

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil) - Convergência da inflação para meta não contempla reduções de juros, diz Altamir
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O diretor de política econômica do Banco Central, Altamir Lopes, voltou a afirmar nesta segunda-feira, 22, que a convergência da inflação para a meta de 4,5% em 2017 não contempla reduções de juros. A declaração foi dada durante o evento "Brazil Macro and Political Conference", promovido pelo JP Morgan, segundo discurso divulgado no site do BC.

"O cumprimento do regime de metas e a convergência da inflação para a meta de 4,5%, em 2017, não contemplam reduções da taxa básica de juros", afirmou Lopes.

Segundo ele, a despeito das perspectivas de uma menor depreciação cambial este ano, de uma sensível diminuição no processo de ajuste de preços administrados e de ambiente externo com tendência mais clara de menor crescimento - fatores que contribuem para o processo de desinflação esperado para 2016 - os riscos inerentes ao comportamento recente tanto das expectativas quanto das taxas observadas de inflação, e a presença de mecanismos de indexação na economia brasileira "não nos permitem trabalhar com a hipótese de flexibilização das condições monetárias".

Ele comentou que o câmbio passou por expressiva depreciação em 2014 e 2015, o que deixa menor espaço para movimentos significativos de alta do dólar em 2016.