27°
Máx
13°
Min

Cooprafa é exemplo de comercialização de produtos orgânicos para o Paraguai

Comitiva paraguaia visitou associados na semana passada (Foto: Assessoria) - Cooprafa é exemplo de comercialização de produtos orgânicos
Comitiva paraguaia visitou associados na semana passada (Foto: Assessoria)

A Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar (COOPRAFA) formada a partir das associações de produtores de Matelândia e Céu Azul conta atualmente com 96 associados é uma das cooperativas beneficiadas pelo projeto Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional através de convênio com a Biolabore - Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná recebendo assistência técnica especializada nas áreas de gestão, extensão rural e acompanhamento de agroindústrias nos dois municípios com atuação direta dos técnicos da Biolabore. 

O projeto se chama Agricultura Orgânica na Bacia do Paraná III e com o objetivo de incentivar e disseminar tais conceitos, frequentemente a Itaipu Binacional promove visitas técnicas apresentando as conquistas.

No último dia 15 de julho a COOPRAFA recebeu a visita de uma comitiva paraguaia, formada por integrantes políticos, como prefeitos, vereadores e secretários de pastas administrativas municipais paraguaias, bem como de funcionários da Itaipu Binacional do lado paraguaio, afim de conhecerem o funcionamento, resultados e benefícios do projeto, bem como a forma de operacionalização, na pretensão de implantarem daquele lado do lago as mesmas iniciativas já implantadas na região.

De acordo com o engenheiro de produção e técnico de gestão da Biolabore, Lucindo Wachholz, a avaliação do encontro foi positiva firmando compromisso do início das atividades, com movimentação das autoridades políticas paraguaias em reuniões com diretores da Itaipu lado brasileiro afim de iniciarem a implantação do projeto.

Histórico

Fundada no ano de 2011, a COOPRAFA tem um centro de comercialização em Matelândia, a partir do qual além da venda a varejo atende vários convênios dentre os quais o de promover a distribuição de produtos de merenda escolar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Iniciativa essa, a de atender a merenda escolar com produtos da agricultura familiar utilizando técnicas mais “limpas” de produção, ou seja, com menor uso possível de agroquímicos, que é um dos focos do eixo Desenvolvimento Rural Sustentável do programa Cultivando Água Boa da Itaipu.

A COOPRAFA atende ao fornecimento de merenda municipal nos municípios de Céu Azul e de Matelândia e atende a rede estadual no município de Matelândia.

Sendo decisiva a intervenção da BIOLABORE, através da atuação de seus técnicos, tanto na produção a campo, como na agro industrialização e na operacionalização das entregas, em especial no que tange à organização e concatenação das atividades.

O município de Matelândia é referência em merenda escolar, sendo que uma das merendeiras do município foi premiada a nível nacional como melhor receita sustentável, com a Torta Nutritiva.

Colaboração: Assessoria de imprensa