23°
Máx
12°
Min

Déficit orçamentário dos EUA aumenta em agosto

O déficit orçamentário dos EUA aumentou em agosto por causa do fraco crescimento das receitas e um aumento constante nos gastos do governo. Os gastos federais excederam as receitas em até US$ 107 bilhões no mês passado, informou o Departamento do Tesouro nesta terça-feira em um relatório mensal. Nos últimos 12 meses, o déficit atingiu US$ 530 bilhões, alta de 25% ante o ano anterior.

O gasto federal tem aumentado mais rapidamente do que as receitas. Os gastos do governo aumentaram 3% nos primeiros 11 meses do ano fiscal em comparação com o mesmo período do ano anterior, impulsionado em grande parte pelos gastos com direitos, como os programas Medicare, Medicaid e Segurança Social.

A receita cresceu 1% durante nesse período. A receita de impostos sobre o renda subiu 4% neste ano fiscal, à medida que mais americanos têm encontrado emprego e o seu aumento de renda. Mas a receita de impostos das empresas caiu 11%, uma vez que os lucros das empresas têm sido pressionadas devido a um dólar forte, além do crescimento econômico fraco e produtividade lenta.

Nos 12 meses até agosto, o déficit representou 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, acima dos 2,6% nos 12 meses até julho. Fonte: Dow Jones Newswires.