26°
Máx
19°
Min

Déficit orçamentário dos EUA aumenta em maio

O déficit orçamentário do governo dos Estados Unidos aumentou em maio, impulsionado pela alta nos gastos e pelo declínio nos lucros corporativos, que pressionou a receita do governo. O gasto federal excedeu a receita em US$ 53 bilhões em maio, informou o Departamento do Tesouro em relatório mensal nesta sexta-feira. Ao longo do último ano, o déficit totalizou US$ 479 bilhões, uma alta de 16% ante os 12 meses imediatamente anteriores, em grande medida por causa da receita mais fraca do governo com impostos.

Os impostos pagos pelas empresas têm diminuído nos EUA, com os lucros encolhendo devido a exportações e gastos mais fracos. A desaceleração na produtividade e modestas altas nos salários também afetam os lucros das companhias.

Nos 12 meses até maio, o déficit representou 2,6% do PIB dos EUA. Nos 12 meses até abril, ele equivaleu a 2,8% do PIB.

A tendência de mais longo prazo mostra um déficit crescente. A receita ao longo do último ano cresceu apenas 3%, na comparação com os 12 meses até maio de 2015. Anteriormente, no atual ciclo de expansão econômica a receita avançava mais de 6%.

Os gastos do governo dos EUA, por sua vez, aumentaram 4,6% ao longo dos últimos 12 meses, na comparação com os 12 meses até maio de 2015. Esses gastos têm crescido de maneira constante. Fonte: Dow Jones Newswires.