23°
Máx
12°
Min

Dólar cai ante o real com recuperação do apetite global por risco

O dólar fechou em queda nesta sexta-feira, 20, ante o real. O ganho de 2,23% do dólar acumulado nas duas últimas sessões, quando a moeda reagiu à indicação da ata do Federal Reserve (Fed, banco central americano), na quarta-feira, estimulou as vendas. No mundo, o apetite por risco se recuperou, trazendo altas às bolsas americanas e queda do dólar frente às moedas de países emergentes. Segundo operadores, o "efeito Fed" acabou sendo amenizado.

Assim, a moeda americana encerrou o dia cotada a R$ 3,5234, com queda de 1,23%, no mercado à vista. A moeda americana já iniciou o dia em queda, com os investidores realizando os lucros recentes, e aprofundou a tendência ao longo do dia, em um movimento mais técnico.

Além do movimento de realização de lucros, operadores relataram ingresso de recursos externos pela manhã, via comércio exterior. Segundo profissionais ouvidos pelo Broadcast, os recursos provenientes da captação externa de US$ 6,75 bilhões da Petrobras também estariam ingressando, via segmento financeiro, mas em pequenas doses. Além disso, o Banco Central não promoveu leilões de swap cambial reverso, o que também favoreceu a queda das cotações.