22°
Máx
16°
Min

Dólar fecha em alta de 0,02% em dia de cautela com cenário político

No dia em que o governo Michel Temer anunciou as primeiras medidas econômicas, o dólar fechou muito próximo da estabilidade. A moeda americana fechou cotada a R$ 3,5740 no mercado à vista, em alta de 0,02%.

As medidas foram bem avaliadas em um primeiro momento, mas à tarde os receios em torno do cenário político fizeram o dólar virar para o positivo. Entre as preocupações, destaque para a proposta de nova meta fiscal para 2016 que não foi votada na Comissão Mista de Orçamento por falta de quórum e, até o fechamento do mercado, ainda não havia sido colocada em votação no plenário do Congresso.

Pela manhã, o sinal negativo para o dólar era justificado pela saída do senador Romero Jucá (PMDB-RO) do Ministério do Planejamento, após o vazamento de gravação na qual ele sugeria pacto para controlar a Lava Jato. A avaliação era de que o presidente em exercício, Michel Temer, agiu rápido ao tirar Jucá de sua equipe. No exterior, o dólar também cedia ante várias divisas, em função do avanço do petróleo tanto em Londres quanto em Nova York.