27°
Máx
13°
Min

Dólar tem leve alta ante real, na contramão do exterior

O dólar tem alta leve ante o real nesta segunda-feira, 5, na contramão da baixa vista ante pares do real emergentes ou ligadas a commodities, em um dia em que a liquidez deve ser afetada pelo feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos, que mantêm os mercados financeiros fechados. Às 9h33, o dólar à vista subia 0,30%, aR$ 3,2605 e o dólar para outubro subia 0,08%, a R$ 3,2865 (-0,06%).

No radar está a Operação Greenfield, deflagrada na manhã desta segunda pela Polícia Federal, para apurar investimentos realizados de forma temerária ou fraudulenta pelos fundos de pensão por meio dos chamados Fundos de Investimentos em Participações (FIPs).

Além do Postalis, dos Correios, a Polícia Federal realiza busca e apreensão na sede da Funcef, o fundo de pensão dos empregados da Caixa Econômica Federal, em Brasília. A operação atinge os fundos Petros (Petrobras) e Previ (Banco do Brasil). Mais cedo, O empreiteiro José Adelmário Pinheiro, o Léo Pinheiro, da OAS, foi preso.

Nesta segunda, a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse que espera que o novo governo de Michel Temer entenda a agenda de reformas estruturais no País como prioritária. Durante a reunião das 20 maiores economias do mundo, o G-20, Lagarde disse que as prioridades do G-20 são acelerar o crescimento econômico e permitir que essa expansão seja compartilhada por mais países.