23°
Máx
12°
Min

Economistas debatem os rumos da economia brasileira em Foz do Iguaçu

Foto: Assessoria  - Economistas debatem os rumos da economia brasileira em Foz do Iguaçu
Foto: Assessoria

A cidade de Foz do Iguaçu será anfitriã nos dias 24 e 25 de junho, do 4° Encontro Paranaense de Economistas e Estudantes de Economia (4º EPECO), que será realizado pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (CORECONPR). 

O evento que acontece no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu, tem como objetivo debater a situação macroeconômica do Brasil, a economia e o desenvolvimento socioambiental, o curso de economia e ainda o mercado de trabalho. O tema central desta edição: “O que esperar da Economia Brasileira: Pra onde vamos”, irá discutir a situação econômica do Paraná e do Brasil, com economistas de renome nacional.

 A abertura do evento será no dia 24, com o debate sobre a Situação Macroeconômica do Brasil, que será discutido pelos economistas Fábio Dória Scatolin (secretário Municipal de Planejamento e Administração da Prefeitura de Curitiba) e João Sicsú (professor-doutor no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro). Esse debate contará com moderação do presidente do CORECONPR, o economista Eduardo Moreira Garcia.

No segundo dia do evento, serão realizados dois painéis. O primeiro, com o tema “Matriz de Insumo produto como instrumento de planejamento econômico” vai reunir dois economistas debatedores, Alexandre Alves Porsse (UFPR/USP) e Paulo Brene (UENP/CORECONPR), com moderação do economista Laercio Rodrigues de Oliveira (CORECONPR/UEL).  Este painel vai destacar a utilização eficaz dessa ferramenta no planejamento orçamentário e de receitas dos órgãos públicos municipais e estaduais.

O painel II seguirá o mesmo formato, colocando dois profissionais de renome, que são especialistas no assunto, para discutir as “Perspectivas do desenvolvimento regional no Paraná sob a ótica ambiental: quo vadis!”. 

A proposta é analisar o alto índice de crescimento da região Oeste e de todo o Estado do Paraná, em especial o agronegócio e o seu papel relevante para o Brasil. Porém, acima de tudo, observar se este crescimento está gerando desenvolvimento, e se está ocorrendo em conformidade com a sustentabilidade ambiental. 

No debate, será destacada a preocupação com um dos recursos naturais mais importantes para a humanidade, a água. O painel terá como debatedores os profissionais Jair Kotz (Itaipu Binacional) e o economista da Unioeste/Toledo, Jandir Ferrera de Lima. A moderação será de Geisiani Michelle Zanqueta de Pintor, da Unila.

A programação vai encerrar com a palestra do economista e professor de Política Econômica da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), José Luiz Pagnussat. Ele irá falar sobre o currículo do curso de economia e mercado de trabalho.

Minicursos

Os inscritos no EPECO também poderão participar do minicurso de Perícia Econômico-Financeira, com a economista Vanya Trevisan Marcon e do minicurso de Mediação e Arbitragem, com o economista Luiz Antonio Rubin.

Colaboração: Assessoria de imprensa