22°
Máx
16°
Min

Em linha com Nova York, Bovespa avança puxada por Petrobras

A Bovespa abriu em alta nesta sexta-feira, 20, reduzindo parte das perdas de mais de 3,0% acumuladas na semana até ontem. Às 10h35, o Ibovespa avançava 1,25%, aos 50.758,77 pontos, em sintonia com o comportamento das bolsas em Wall Street.

Os ganhos do índice à vista são conduzidos principalmente pelas ações da Petrobras, em alta de 5,21% (ON) e 5,25% (PN), em uma reação positiva do mercado à confirmação de Pedro Parente, ex-ministro da Casa Civil no governo Fernando Henrique Cardoso, para a presidência da estatal.

Em discurso na quinta-feira, 19, ele foi taxativo ao afirmar que não haverá indicações políticas na companhia, conforme orientação do presidente em exercício, Michel Temer. Parente substitui Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil, que assumiu o cargo na Petrobras em fevereiro do ano passado.

Voltando ao exterior, o Dow Jones tem valorização de 0,41%, o S&P 500 sobe 0,52% e o Nasdaq tem ganho de 0,66%, recuperando parte das perdas recentes no pós-ata do Federal Reserve. Depois de uma semana agitada, o calendário de indicadores é mais fraco nesta sexta.