23°
Máx
12°
Min

Embraer Aviação Executiva entrega primeiro jato Phenom 100E para a Etihad Flight

A Embraer Aviação Executiva anunciou nesta segunda-feira, 13, a entrega do primeiro Phenom 100E para a Etihad Flight College, uma subsidiária integral da Etihad Airways, companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos. A aeronave chegou neste domingo (12) à cidade de Al Ain, sede da academia de treinamento de pilotos iniciantes, criada para apoiar o crescimento da frota da empresa.

Em nota, o presidente da Embraer Aviação Executiva, Marco Tulio Pellegrini, disse que o Phenom 100E foi desenvolvido para alta utilização, com um cockpit de fácil manuseio, e tem sido escolhido por companhias aéreas para preparação de seus pilotos para operação de jatos multimotor. "É uma satisfação iniciar as entregas de Phenom 100E para a Etihad Flight College, que será a primeira escola de aviação a utilizar a aeronave na principal fase de treinamento", disse.

O gerente-geral da Etihad Flight College, Philip Chandler, declarou que o Phenom 100E é "a aeronave ideal" para treinamento inicial de preparação dos estudantes por conta de sua tecnologia, desempenho e confiabilidade similares aos aviões comerciais.

A Embraer e a Etihad Flight College anunciaram o contrato para quatro jatos Phenom 100E em junho do ano passado. Conforme a fabricante de aeronaves, o segundo avião está previsto para chegar à sede da academia no fim deste mês. Os outros dois serão entregues no início de 2017.

A Embraer possui atualmente mais de 20 pedidos para aeronaves Phenom 100E com propósito de treinamento de pilotos, incluindo opções. Recentemente, o jato foi selecionado para realizar o treinamento dos pilotos das forças armadas do Reino Unido em aeronaves multimotor. O contrato assinado com a Affinity Flight Training Services prevê a aquisição de cinco aeronaves para o programa Military Flight Training System (MFTS), do Ministério da Defesa do Reino Unido.

O Phenom 100E é o primeiro jato leve da Embraer desenvolvido do zero. A aeronave já é utilizada em escolas de voo e instruções nos Estados Unidos, Finlândia e Austrália. Uma frota de mais de 330 jatos Phenom 100 está em operação em todo o mundo.