22°
Máx
17°
Min

Empresa com capital estrangeiro tem até dia 15 para preencher censo do BC

As empresas residentes no Brasil que tenham participação estrangeira em seu capital, em qualquer valor, têm até 15 de agosto para fazer a declaração no Censo Quinquenal de Capitais Estrangeiros no País, do Banco Central. O alerta foi feito nesta terça-feira, 2, pelo chefe adjunto do Departamento Econômico do BC, Fernando Rocha. O não cumprimento da exigência implica o pagamento de multa de até R$ 250 mil e sujeita a empresa a processo administrativo punitivo.

Com 20 anos de história, o censo busca traçar um retrato do Investimento Direto no País (IDP) em 2015 - o ano-base da atual pesquisa. Rocha explica que o resultado vai refletir o estoque de capital estrangeiro investido no Brasil no ano passado e, portanto, será diferente dos resultados mensais do IDP divulgados pelo BC, que dizem respeito ao fluxo de investimento para o País. "O balanço de pagamento registra fluxos do exterior para Brasil ou do Brasil para o exterior. No censo, são apurados os dados de estoque", disse.

Na pesquisa mais recente, referente a 2014 e feita em caráter amostral, o estoque de IDP atingiu cerca de US$ 674,4 bilhões ou o equivalente a 28,8% do PIB. Em 2015, em função da crise brasileira, há a expectativa de que este valor possa ser menor.

O formulário eletrônico para a declaração está disponível no site do Banco Central, no endereço www.bcb.gov.br.