23°
Máx
12°
Min

Especialistas consultados pelo BCE reduzem projeção de crescimento da z. do euro

Especialistas consultados pelo Banco Central Europeu (BCE) reduziram ligeiramente sua previsão de crescimento da zona do euro para o próximo ano e no ano seguinte, uma vez que o impacto da decisão do Reino Unido de sair da União Europeia (conhecida como Brexit) deverá pesar gradualmente, informou uma pesquisa trimestral divulgada nesta sexta-feira.

Os entrevistados esperam que o crescimento em 2017 seja de 1,4%, 0,2 ponto porcentual a menos do que o previsto na pesquisa trimestral anterior. Já para 2018, a estimativa passou de 1,7% para 1,6%. Por outro lado, a projeção de crescimento para 2016 se manteve em 1,5%.

"Estas revisões refletem em grande parte um impacto negativo esperado na zona do euro após o resultado do plebiscito no Reino Unido", disse o BCE em um comunicado.

Os especialistas disseram que a votação do Reino Unido poderá atingir o crescimento da zona do euro através do corte nas exportações para o Reino Unido, queda nos investimentos na zona do euro e criar volatilidade no mercado financeiro que levaria a "repercussões negativas para os investimentos e consumo". Especialistas disseram também que o impacto do resultado do plebiscito sobre a inflação na zona do euro, onde o Reino Unido não pertence, seria mínimo. Fonte: Dow Jones Newswires.