23°
Máx
12°
Min

Fecomércio: quase 90% das famílias paranaenses estão endividadas

Cartão de crédito é a principal dívida dos paranaenses, segundo a pesquisa (Foto: Arquivo / Agência Brasil) - Fecomércio: quase 90% das famílias paranaenses estão endividadas
Cartão de crédito é a principal dívida dos paranaenses, segundo a pesquisa (Foto: Arquivo / Agência Brasil)

Uma pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR) indica que 89,1% das famílias paranaenses têm algum tipo de dívida. O índice se manteve estável desde o mês passado, após quatro altas consecutivas, verificadas entre abril e agosto deste ano. O número de endividados é superior ao verificado em setembro do ano passado, quando o índice era de 86,3%.

O resultado no Paraná é superior à média nacional, de 58,2% das famílias endividadas em setembro. Houve queda no percentual de endividados na comparação com setembro de 2015, quando o índice era de 63,5%, em todo o País.

O levantamento aponta que, no Paraná, 27,1% das famílias declararam ter contas em atraso. Destas, 49,2% estão inadimplentes, ou seja, possuem contas vencidas há mais de 90 dias. Este índice específico teve alta, pois em agosto era de 45,9%. A pesquisa ainda mostra que a inadimplência é maior nas classes sociais mais baixas.

Do total de entrevistados, 10,7% afirmaram que não terão condições de honrar as suas dívidas. Este índice teve aumento em relação ao mês de agosto, quando houve esta indicação por 9,9% das famílias.

Segundo a pesquisa, o cartão de crédito continua sendo o principal endividamento das famílias paranaenses (65,7%). Os financiamentos de imóveis e de veículos foram apontados por 12,6% e 11% dos entrevistados, respectivamente.

Colaboração Fecomércio-PR