21°
Máx
17°
Min

Fed diz que Goldman Sachs e Morgan Stanley devem restringir negócios

O Federal Reserve, o banco central norte-americano, recomendou que o Congresso dos Estados Unidos retire a permissão dos bancos nacionais para fazer uma série de investimentos em negócios de fora do sistema financeiro. Segundo o Fed, esses negócios colocam a segurança e a integridade dos bancos em risco.

O Fed disse que os congressistas devem proibir os bancos de fazer investimentos chamados de "merchant banking", que envolvem investimentos e potencialmente a compra de companhias de fora do setor financeiro. O Congresso também deveria reverter uma provisão de uma lei de 1999 que permite ao Goldman Sachs e ao Morgan Stanley estocar, extrair e transportar commodities mesmo que os demais bancos sejam proibidos de fazer isso, disse o Fed.

As recomendações constam de uma relatório exigido pela lei de reformulação regulatória Dodd-Frank, de 2010, e foram aprovadas unanimemente pelo conselho de cinco membros do Fed em Washington.

Os dirigentes do Fed já questionaram antes os riscos desse tipo de negócio, mas não haviam sugerido seu fim. O relatório dá mais peso às recomendações, porém o Legislativo dos EUA não deve agir nesses tópicos ainda neste ano. Fonte: Dow Jones Newswires.