28°
Máx
17°
Min

Fiep registra queda da indústria paranaense entre janeira a maio, em relação a 2015

(Foto: Gilson Abreu/FIEP/ANPr) - Fiep registra queda da indústria paranaense em relação a 2015
(Foto: Gilson Abreu/FIEP/ANPr)

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) divulgou nesta terça-feira (12) que as indústrias paranaenses registraram recuo em índices dos Indicadores Conjunturais, entre os meses de janeiro a maio deste ano.

No setor de vendas, o recuo foi de 3,78% em relação ao mesmo período de 2015. O resultado é 3,19% abaixo do registrado no ano passado. Em comparação apenas com maio, a queda é de 5,96%. Mês a mês, a retração é 1,55%.

As compras de insumos também registraram quedas na indústria paranaense de 3,33%. No entanto, o indicador conseguiu registrar um aumento de 2,04% em maio sobre abril, o que indica um aumento de atividade para junho e julho.

Já o nível de emprego caiu 2,83% no pessoal empregado total e 0,38% no pessoal empregado na produção. A massa salarial líquida apresentou, em março contra abril, queda de 0,16%. As horas trabalharam caíram 4,79%.

“A atividade industrial paranaense não reage: as vendas industriais de maio tiveram desempenho inferior ao registrado em maio de 2015. As condições do ambiente econômico e político nacional não dão trégua aos negócios ″, avalia Roberto Zurcher, economista da Fiep.

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Fiep