22°
Máx
17°
Min

Financiamento de veículos novos cai 28,3% em abril ante abril de 2015, diz Cetip

O número de veículos financiados no Brasil apresentou nova queda em abril. Em conta que considera automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motos, todos novos, o número de financiamentos alcançou 142.842 unidades, recuo de 28,3% em relação a igual mês de 2015, segundo levantamento da Cetip, que compila dados das instituições financeiras.

Na comparação com março deste ano, a retração foi menos intensa, de 12,8%. De janeiro a abril, os veículos novos financiados chegam a 584.368 unidades, queda de 29,1% ante volume alcançado em igual intervalo do ano passado. As quedas nos financiamentos acompanham o fraco ritmo na venda de carros no Brasil, uma vez que, historicamente, algo entre 50% e 60% das pessoas que compram veículos recorrem aos financiamentos.

A baixa procura se deve principalmente ao aumento do desemprego, que reduz a renda e a confiança do consumidor, e à restrição do crédito por parte das instituições financeiras, que estão mais rigorosa na aprovação de financiamentos para a aquisição de veículos. Segundo a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), apenas três em cada 10 pedidos de financiamentos são aprovados pelas instituições financeiras.

Os financiamentos para veículos usados caem em ritmo mais lento. Em abril, foram 221.689 unidades financiadas, queda de 7,1% em comparação com igual mês do ano passado. Já em comparação com março, houve alta de 10,1%. No acumulado de janeiro a abril, os financiamentos somaram 907.987 unidades, retração de 9,9% sobre o resultado de igual período do ano passado.