20°
Máx
14°
Min

Frango Caipira e Hortifrúti são destaques em produção na Agrovila

Frango Caipira e Hortifrúti são destaques em produção na Agrovila

A produção de galinha caipira vem se tornando uma atividade rentável no Paraná. No município de Itambé, no norte do Estado, muitos agricultores estão criando galinha caipira em grande escala em suas propriedades.

A diferença do frango de granja é que este só se alimenta de ração e não tem acesso ao pasto, mas quem lida com as duas produções garante que a carne caipira é mais saborosa. Em Foz do Iguaçu, famílias rurais da Agrovila recebem incentivo do município para ampliar seus negócios e um dos investimentos tem sido na criação de frango caipira.

A secretaria municipal de Agricultura e a Emater trabalham em parceria para atender os produtores com orientação técnica, maquinário, investimentos em galpões e cultivo de hortifrúti, ajudando o pequeno produtor a melhorar sua renda por meio da agricultura familiar.

Parte dos investimentos do município também está na melhoria da mobilidade urbana e qualidade de vida dos produtores. Na Agrovila, cerca de 20 famílias já foram beneficiadas com a chegada da internet, da iluminação pública, da coleta de lixo e com a instalação de uma agência do correio, que será implantada em breve.

O produtor Danilo Beckers foi o primeiro a construir a casa para a família na Agrovila. Ele que chegou a passar muitas dificuldades, agora se sente muito feliz pelas oportunidades. Com recursos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), o município investiu mais de R$ 1 milhão em barracões para o frango caipira, já são 12 em fase de construção.

Depois de prontos, cada produtor poderá produzir, em média, 200 aves por lote, num período de 120 dias. Seu Danilo também está inserido no projeto de cultivo das goiabas e tem oito mil pés plantados de salsinha e cebolinha.

“Nunca tive tudo isso. Hoje posso plantar com dignidade, com a ajuda técnica do município e da Emater só temos a prosperar”, conta.

Colaboração: Assessoria de imprensa