27°
Máx
13°
Min

Gerdau vende empresa de aços especiais na Espanha por 155 milhões de euros

A Gerdau anuncia venda de sua empresa produtora de aços especiais na Espanha para a Clerbil SL, por 155 milhões de euros, com a possibilidade de 45 milhões de euros adicionais ao final de cinco anos, a depender do desempenho futuro do negócio. A venda dessa operação já era esperada desde o ano passado pelo mercado.

A Clerbil é um grupo de investimento formado por executivos locais da companhia, liderados pelo atual CEO da operação, José Jainaga, explica o fato relevante divulgado nesta sexta-feira, 20. A transação deverá ser concluída até julho, sujeita à análise de autoridades concorrenciais da Espanha.

O objetivo é focar nos negócios principais, como declarou o diretor-presidente da Gerdau, André Gerdau Johannpeter. "Frente aos desafios globais da indústria do aço, estamos buscando gerar mais valor de mercado e ampliar a competitividade de nossas operações, mantendo o endividamento sob controle. Nesse contexto, a venda na Espanha está sendo realizada para que a Gerdau possa focar-se em suas empresas com maior rentabilidade. Além disso, gostaria de agradecer o empenho de nossa equipe local para enfrentar o desafiador momento em que atravessa o mercado mundial do aço", afirmou, por meio de nota.

A produtora de aços especiais, com capacidade instalada de um milhão de toneladas por ano, voltará a operar sob a marca Sidenor, com fábricas no País Basco, em Cantabria e na Cataluña. Há ainda escritórios comerciais na Alemanha, França, Itália e Reino Unido. A empresa é voltada principalmente para a indústria automotiva. "Sidenor e Gerdau continuarão colaborando com o desenvolvimento de novos produtos de aço, particularmente para a indústria automotiva", diz o comunicado.