21°
Máx
17°
Min

Governo vai dar prioridade a relações comerciais com a China, diz Serra

O ministro de Relações Exteriores, José Serra, afirmou que, na área de comércio externo, o governo dará prioridade às relações com a China. "Nós temos muito a avançar na relação com a China, inclusive no âmbito do Mercosul. Não há contradição de negociar o acesso (a esse mercado) junto com o bloco. Há espaço para todo mundo no âmbito global", afirmou após participar do Global Agribusiness Forum 2016.

Ele comentou ainda que a importância dada à China também é demonstrada pela escolha do embaixador Roberto Jaguaribe, que estava em serviço no país asiático, para comandar a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). O órgão, que estava sob o guarda-chuva do MDIC, passou para o Ministério de Relações Exteriores no governo Temer. "Estamos propondo o estreitamento do trabalho da Apex. Não só com a indústria, mas também com o agronegócio, de descobrir oportunidades de mercado, conversar com empresários", afirmou Serra.

O ministro também ressaltou a reformulação na Câmara de Comércio Exterior (Camex), que foi para a alçada da Presidência da República. "A Camex vai tomar muitas decisões relevantes, inclusive em questões tributárias que atrapalham as exportações. É o caso de créditos à exportação que não são honrados, ou quando não se consegue limpar os impostos residuais que ficam nos produtos. É um agregado de pequenas coisas, mas que no geral fazem uma grande diferença".