24°
Máx
17°
Min

Impostômetro chega a R$ 600 bi no sábado, diz ACSP

O Impostômetro, painel que registra o valor equivalente ao total de tributos pagos pela sociedade brasileira, registrará às 8h15 deste sábado, 16, um valor total de R$ 600 bilhões acumulados desde o início do ano. Em 2015, esse mesmo montante foi alcançado no dia 17 de abril.

O Impostômetro pertence à Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e fica localizado na Rua Boa Vista, no centro da capital. Em nota divulgada à imprensa, o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti, disse que a inflação e aumentos de alíquotas explicam grande parte do aumento da carga tributária. "Em uma situação em que a renda das famílias e o faturamento das empresas caem, se elas têm de pagar muito imposto, sobram menos recursos para consumo e produção", analisa.

Há ainda painéis do Impostômetro instalados em Florianópolis, Guarulhos, Manaus, Rio de Janeiro e Brasília. Pelo portal www.impostometro.com.br, é possível ver quanto de tributos foi pago no ano por Estado e município.