22°
Máx
17°
Min

Impulsionar mercados de capitais na UE é essencial após Brexit, diz Dombrovskis

Os planos da União Europeia de impulsionar os mercados de capitais são mais importantes do que nunca após a decisão do Reino Unido de deixar o bloco, disse o chefe de serviços financeiros da UE, Valdis Dombrovskis. "A possibilidade de o maior centro financeiro da Europa deixar o mercado único torna mais urgente a necessidade de mercados de capitais mais profundos nos outros países da UE", disse Dombrovskis em artigo publicado nesta quarta-feira.

Diferentemente dos EUA, a Europa depende muito de empréstimos bancários, e isso desacelerou sua recuperação após a crise financeira de 2008, de acordo com Dombrovksis. A Comissão Europeia pretende reduzir essa dependência e estimular companhias a captar recursos e ampliar os investimentos.

"Mercados de capitais mais desenvolvidos dariam a companhias europeias uma valiosa alternativa ao financiamento bancário e funcionariam como um amortecedor, algo que permitiu que os EUA começassem a se recuperar mais rapidamente", afirmou. Fonte: Dow Jones Newswires.