22°
Máx
17°
Min

'Incerteza no mercado pode aumentar'

Na avaliação de Lia Valls Pereira, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FG), ainda é difícil saber qual pode ser o impacto na economia brasileira com saída do Reino Unido da União Europeia. Por ora, o principal risco é que ocorra um aumento de incerteza no comércio mundial, adiando uma possível recuperação da economia global e afetando o Brasil. A seguir os trechos da entrevista concedida ao Estado.

Qual pode ser o impacto do resultado do plebiscito sobre a economia do Brasil?

A questão principal é saber como vai ser a negociação da saída do Reino Unido. O Brasil não tem uma grande corrente de comércio com a Inglaterra, ou seja, não é muito por aí que o País será afetado.

O Brasil pode ser afetado de forma indireta?

Se a saída do Reino Unido afetar muitos mercados, isso pode levar a um ambiente de grande incerteza no mundo, o que prejudica mais ainda a recuperação do comércio mundial - e haveria um efeito sobre o comércio brasileiro e de outros países.

E a negociação envolvendo o Mercosul e a União Europeia?

Esse é o segundo ponto de incerteza, se as negociações do Mercosul com a União Europeia continuam com ou sem Reino Unido. Estamos no meio da negociação. Esse seria um ponto a observar. Em termos de médio e longo prazo, essa decisão também alimenta um pouco a dificuldade de fazer processo de integração. Acho que o Reino Unido vai procurar fazer essa saída da forma mais tranquila, porque não interessa em nada que ele seja prejudicado com isso.

É muito cedo para dizer que essa decisão pode trazer qualquer impacto para as negociações do Mercosul com a União Europeia?

Tudo depende de como eles resolverem. A União Europeia não negocia só com o Mercosul. Como eu disse, o Reino Unido não é o mercado principal nessa história. Então, é só saber se isso afeta o andamento das negociações. Agora, a saída do Reino Unido traz mais uma questão para o mundo. Foi um resultado muito polarizado. E tudo agora parece ser sempre polarizado. Em momentos de crise, se acirra muito essa questão nacionalista. Estamos assistindo um pouco a isso.