23°
Máx
12°
Min

Indicados à diretoria do BC chegam para sabatina na CAE do Senado

Os indicados pelo presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, a cargos de diretoria na instituição participam de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, na manhã desta terça-feira, 5. Eles passam por sabatina feita pelos parlamentares e, se aprovados, vão precisar também do aval do plenário da Casa.

Goldfajn sugeriu Carlos Viana de Carvalho para a Política Econômica; Reinaldo Le Grazie para Política Monetária; o procurador-geral da instituição, Isaac Sidney Menezes Ferreira, para Relacionamento Institucional e Cidadania; e Tiago Couto Berriel para Assuntos Internacionais. O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que tem a intenção de, se aprovados, levar os nomes dos indicados ainda nesta terça-feira ao Senado.

Se tudo correr dentro do esperado, com os candidatos aos cargos recebendo o crivo dos senadores, os diretores do BC já participarão da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dias 19 e 20 deste mês. Será a primeira participação do novo presidente no colegiado também.

Em 7 de junho, Goldfajn também passou pelo mesmo processo antes de assumir o posto. A sua sabatina durou pouco mais de quatro horas e ele foi aprovado por 19 votos favoráveis ante oito contrários, o menor placar favorável para um presidente do BC da era do Plano Real. No plenário, ele obteve 56 votos a favor e 13 contra.

O indicado para diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Henrique Balduino Machado Moreira, também será sabatinado ainda hoje pelos senadores.