22°
Máx
14°
Min

Indústria perde espaço na participação do PIB do Paraná

(Foto: Agência Fiep) - Indústria perde espaço na participação do PIB do Paraná
(Foto: Agência Fiep)

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou uma pesquisa mostrando que a indústria perdeu dois pontos percentuais na participação do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná. O setor industrial foi responsável por 26,2% da geração de riquezas no estado em 2013, último ano em que os dados foram apurados no Paraná. As informações foram repercutidas pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) nesta terça-feira (3).

Apesar da queda em âmbito estadual, a indústria paranaense aumentou sua participação no PIB nacional entre 2010 e 2013, com crescimento de 0,6 ponto percentual. Com isto, o setor no estado representa 6,6% do PIB brasileiro.

A indústria como um todo vem perdendo participação no PIB. No período da pesquisa, apenas nos estados do Amapá, Maranhão, Espírito Santo e Rio de Janeiro houve ampliação da importância da indústria na economia nos últimos anos. De maneira geral, a contribuição do segmento no PIB brasileiro caiu 2,5 pontos percentuais, passando de 27,4% para 24,9%.

Segundo a Fiep, a indústria brasileira vem perdendo competitividade em função de uma série de problemas estruturais, que prejudica o ambiente de negócios. A federação também informa que equívocos na política econômica se tornaram uma das razões para a queda da participação da indústria.

Com informações da Agência Fiep