22°
Máx
16°
Min

Inflação ao consumidor da OCDE acelera para alta anual de 0,9% em agosto

- Inflação ao consumidor da OCDE acelera para alta anual de 0,9%

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) subiu 0,9% em agosto na comparação com igual mês de 2015, informou a instituição nesta terça-feira. O resultado representa uma aceleração ante o avanço de 0,8% na comparação anual registrado em julho.

Nos 12 meses até agosto, a queda nos preços de energia na OCDE foi de 6,7%, menor que o recuo de 7,8% registrado em julho. Excluindo-se alimentos e energia, itens mais voláteis, a inflação anual ficou estável em +1,8% em agosto na OCDE.

A inflação anual nos países do G-20, por sua vez, recuou de 2,2% no ano em julho para 2,1% em agosto, no patamar mais fraco em quase sete anos. O resultado é o mais fraco desde outubro de 2009, quando houve alta anual de 1,7%.

A inflação anual acelerou nos Estados Unidos (alta de 1,1% em agosto, de 0,8% em julho) e manteve-se estável na Alemanha (+0,4%). Na zona do euro, o índice também seguiu estável, em 0,2% nos 12 meses até agosto.

No caso do Brasil, o comunicado da OCDE diz que a inflação ao consumidor acelerou de alta de 8,7% nos 12 meses até julho para um avanço de 9,0% em agosto. Com informações da Dow Jones Newswires.