22°
Máx
17°
Min

Inflação ao consumidor nos EUA sobe 0,2% em maio ante abril, abaixo do previsto

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos avançou 0,2% em maio ante o mês anterior, na terceira alta seguida do indicador. O avanço sinaliza que a inflação pode estar ganhando mais firmeza no país, com os efeitos do petróleo barato e do dólar valorizado perdendo força. Ainda assim, o avanço veio abaixo da previsão dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal, de +0,3%.

O núcleo do CPI, que exclui categorias voláteis como alimentos e energia, subiu 0,2% em maio ante o mês anterior, no segundo avanço nesse patamar consecutivo. Nesse caso, o dado veio em linha com o esperado.

O índice cheio do CPI subiu 0,4% no mês em abril e avançou 0,1% em março. Em maio, o avanço nos preços foi desigual: os de energia tiveram crescimento de 1,2%, mas os de alimentos recuaram 0,2%.

O CPI subiu 1,0% em maio na comparação anual, abaixo do avanço anual de 1,1% de abril. Excluindo-se alimentos e energia, o avanço anual foi de 2,2% em maio. A meta do Federal Reserve é de 2% ao ano, mas a medida preferida de inflação do banco central é o índice de preços PCE, que subiu 1,1% em abril na comparação anual, enquanto o núcleo do PCE subiu 1,6% no ano. Fonte: Dow Jones Newswires.