22°
Máx
14°
Min

Mais de nove mil empreendedores foram atendidos durante a Semana do MEI

Um sucesso. Assim pode ser resumida a 8ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI), realizada entre os dias 2 e 6 de maio, nas Salas e Espaços do Empreendedor, em 134 cidades do Paraná. O mutirão de atendimento do Sebrae/PR concentrou esforços para orientar os empresários sobre a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN). Apenas com esse foco, foram mais de cinco mil orientações prestadas.

Diversas ações foram realizadas, em parceria com as prefeituras municipais, tais como orientações de preenchimento da DASN, consultorias para aberturas de empresa, além de oficinas, cursos, seminário e palestras, com temas diversos que englobaram ações de empreendedorismo, plano de negócios, gestão de tempo, vendas e qualidade. As Oficinas SEI, totalmente gratuitas, trouxeram soluções específicas para ajudar os empresários na gestão dos negócios.

Coordenadora Estadual de Empreendedorismo do Sebrae/PR, Carla Selva, destaca que a Semana MEI superou as expectativas em atendimentos estaduais. “A Semana MEI tem como objetivo principal estimular a formalização, orientar e capacitar empresários, neste ano com destaque para atenção à DASN – Declaração Anual do Simples Nacional MEI e a inadimplência. "Concluímos a Semana com 9.113 atendimentos, até o momento, pois ainda há dados a serem processados"”, explica Carla. "“E o empresário ainda tem até o dia 31 de maio para preencher a DASN e pode procurar o atendimento nas Salas e Espaços do Empreendedor de sua cidade"”, completa Carla.

Além das orientações presenciais, houve, ainda, interação com os empresários pelos canais digitais da entidade com eventos ao vivo, em que eles puderam baixar livros digitais com dicas sobre temas como nota fiscal eletrônica, ferramentas de marketing, finanças, gestão e produtividade.

Benefícios e  oportunidades

Carlos Alberto Buski, de Curitiba, decidiu se formalizar para poder prestar serviços de transporte para uma distribuidora de cosméticos. Como era a primeira vez que deveria fazer a DASN, ele buscou a ajuda do Espaço do Empreendedor, em Curitiba. “"Preferi buscar ajuda, pois fiquei com medo de cometer algum erro. O consultor me ajudou e esclareceu algumas dúvidas, foi muito mais simples do que pensava"”, admite. Agora, Carlos pensa até em expandir o negócio. “"Quero trabalhar também com entrega de produtos coloniais”", conta.

Formalizado desde 2014, Elerson Beiclei Siqueira, de Pato Branco, foi um dos participantes do seminário, que fez parte da programação da 8ª Semana do MEI e abordou o uso da criatividade para superar a crise. Para Siqueira, que é especializado em reparo e manutenção de transmissões automotivas, o seminário foi um estímulo para continuar trabalhando. “"Além de mostrar ideias para os nossos negócios, as atividades da Semana do MEI nos incentivam e também demonstram o quanto somos valorizados pelo Sebrae/PR"”, analisa.

Dados do Portal do Empreendedor indicam que o Brasil já atingiu a marca de seis milhões de microempreendedores individuais, e Carla Selva ressalta a importância de eventos como a Semana MEI para auxiliar esses empresários. “É um grande evento, que acontece de forma simultânea em todos os Estados, sendo oportunidade para o empresário buscar não só a formalização como também capacitações e orientações para colocar sua empresa em dia, saber mais sobre os benefícios previdenciários e as obrigações tributárias e trabalhistas. "É um serviço do Sebrae, totalmente gratuito e voltado para o benefício dos empreendedores individuais"”, afirma a coordenadora estadual de Empreendedorismo do Sebrae/PR.

Colaboração Assessoria de Imprensa.