24°
Máx
17°
Min

Meirelles diz que investidores dos EUA mostram interesse no País

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quarta-feira, 21, que, durante a atual visita da comitiva do governo em Nova York, foi grande o interesse demonstrado por investidores dos Estados Unidos em projetos de infraestrutura no Brasil.

"Foi uma demonstração muito grande e há muito interesse de investimento no Brasil. Muitas companhias que tinham paralisado investimentos e estão retomando, outras estão planejando", afirmou. O ministro participou hoje de uma reunião fechada com grandes empresários dos EUA e em seguida falou durante almoço com gestores e investidores.

"Acreditamos que as oportunidades para investimento em infraestrutura no Brasil são muito grandes", disse ele aos jornalistas após os eventos. "Há existência de demanda para esse investimento e, na medida em que há demanda, há retorno", afirmou.

Meirelles enfatizou que um ponto essencial que está mudando, e que estava faltando na economia brasileira, é a garantia de segurança jurídica e de previsibilidade das regras, demandas essenciais não só de investidores dos EUA, mas de todo o mundo. Outra mudança em relação ao governo anterior, disse ele, é que o governo vai deixar o mercado definir o retorno dos investimentos. "A segurança jurídica, no nosso entendimento, vai gerar demanda por infraestrutura."

Para Meirelles, o impacto das investigações de corrupção da Lava Jato para os estrangeiros é positivo, pois mostra a solidez das instituições brasileiras. "Vai gerar mais confiança no País na medida em que essas operações de investigação sejam concluídas, os culpados, punidos e as companhias, incluindo as estatais, tenham governança melhorada."

Captação

Se condições do mercado estiverem favoráveis, com humor positivo, o Brasil pode considerar emitir bônus no mercado internacional, disse o ministro ao ser questionado se o País deve voltar a captar recursos no exterior.