26°
Máx
19°
Min

Ministro de Relações Exteriores do Reino Unido pede que China produza menos aço

Pequim, 09 (AE) - O ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, Philip Hammond, pediu neste sábado à China que acelere os esforços para cortar a produção de aço, num momento em que a indústria siderurgia pressiona ambas as economias.

Ele disse, ainda, que o governo britânico busca um "futuro de longo prazo e sustentável" para unidade de produção de aço de Port Talbot, no País de Gales, que corre o risco de fechamento.

Muitos trabalhadores locais atribuem o possível encerramento da unidade à aplicação de 'dumping' pela China.O gigante asiático enfrenta problemas com excesso de capacidade, num momento em que tanto os preços quanto a demanda recuaram. Dezenas de milhares de trabalhadores foram dispensados em cortes orientados pelo governo, o que provocou instabilidade no nordeste da China.

Caracterizando as relações bilaterais como "parceria estratégica", Hammond manifestou também preocupações com os vendedores de livros em Hong Kong, que desapareceram por meses em meio a relatos de que teriam sido sequestrados por forças de segurança chinesas. Fonte: Associated Press.